Atualizado em: maio 16, 2024 às 7:16 am

Por Guilherme Costa

Com festivais e mega festivais cada vez mais constantes nos calendários de shows do Brasil, geralmente girando em torno do sudeste, o C6 Fest foi uma das novidades do ano passado, que também teve o Summer Breeze.

Sem a adição de grandes artistas pop, os dois festivais citados apostaram em nomes consagrados, porém sem o apelo de um “lota estádio”, em conjunto com novos nomes. Na primeira edição do C6 Fest, cuja edição de São Paulo ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de maio, artistas consagrados como Arnaldo Antunes, Caetano Veloso e Kraftwerk, se juntaram a bons novos nomes, como Dry Cleaning e Black Country, New Road.

Para esta edição de 2024, agora rolando somente em São Paulo, o line up segue nesta boa mistura de bons nomes clássicos e nada gigantes, como o Soft Cell, Cat Power e o Pavement, aliado à grandes novos nomes com o Black Pumas, Paris Texas e a Romy (The XX).

E por aqui, eu indico seis artistas para você ficar de olho durante o festival!

Sexta-feira

Charles Lloyd Quartet

O primeiro dia de festival foi reservado ao Jazz, contendo nomes como Jakob Bro, Jihye Lee Orchestra, Daniel e Santiago, além de Charles Lloyd Quartet. Os shows, cujo ingressos já estão esgotados, irão ocorrer no Auditório Ibirapuera.

Com 86 anos, Charles Lloyd chega com a sua banda composta por Brina Blade (bateria), Larry Grandeiro (baixo) e Jason Moran (piano), para apresentar o repertório do seu mais recente álbum de estúdio “The Sky Will Still Be There Tomorrow”. A lenda do Jazz subirá ao palco do Auditório Ibirapuera às 20 horas.

Sábado

Raye

Com doze shows, divididos em três palcos, o sábado promete ser bastante dançante com a presença dos veteranos do Soft Cell, Romy (The XX) e da parceria entre Jaloo e Gaby Amarantos. Entretanto, a música eletrônica não será a única presente no dia.

No palco Arena Heineken (palco que terá o encerramento das atividades com o aguardado show do Black Pumas), a londrina Rachel Keen, mais conhecida por Raye, se apresentará às 19 horas, prometendo muito agito com o seu R&B que passa pela música eletrônica, Soul e Jazz. O repertório deverá girar em torno do disco de estreia da cantora, “My 21st Century Blues”.

Fausto Fawcett

No palco Pacubra a promessa é de muita dança, com os shows de DJ P8, Pista Quente e Valentina Luz, que encerra o sábado de shows do festival. Antes dela, às 23 horas, o icônico Fausto Fawcett levará o baile da Favelost (nome do mais recente single do músico, em parceria com Furio), para o palco Pacubra, na companhia de Paulo Beto (Anvil FX), Bianca Jhordão (Leela), BNegão e Rodrigo O’Reilly (Leela).

Domingo

Domingo é “dia de rock, bebê”. Nomes clássicos, como Cat Power (cantando Bob Dylan) e Pavement são os shows mais aguardados do dia. Entretanto, num dia que contará com show de Jair Naves, Paris Texas e o bailo do cassiano (com participações de Negra Li, Liniker, Luccas Carlos, Fran e Preta Gil), é um dia para ser aproveitado ao máximo!

Young Fathers

Com quatro discos de estúdio no currículo, sendo “Heavy Heavy” o mais recente (2023), o trio formado por Alloysious Massaquoi, Graham “G” Hastings e Kayus Bankole, tem aquela ousadia dos Beastie Boys de incluir diversas influências no seu Hip Hop arrojado e dinâmico. O trio entrará no palco Arena Heineken, às 19 horas.

Squid

No domingo a Tenda MetLife terá a abertura do profícuo e talentoso compositor Jair Naves (que recentemente lançou um single inédito  ), aquecendo para os aguardados Cat Power e Pavement. Quem também promete fazer um ótimo esquenta para os dois últimos shows é os ingleses do Squid. Com um som que vai do Rock Alternativo ao Pós Punk (tendo influências de Jazz), o quinteto deverá fazer um show caótico, típico das bandas dos anos 90 que não se importavam a rótulos, como o Breeders.

Assim como o Summer Breeze, o C6 Fest vem fazendo a alegria de um público (embora com preços salgados, é verdade) que – por vezes – nem espera que o seu artista favorito venha para o Brasil. Enquanto o festival de metal trouxe bandas novas e clássicas, o C6 Fest segue na mesma linha com o rock alternativo e a música eletrônica!

Imagem do Lineup do C6 Fest

Reprodução: Facebook/ C6 Fest