Atualizado em: julho 16, 2024 às 10:12 pm
Por Guilherme Costa
A segunda edição do Summer Breeze Brasil irá iniciar nesta sexta-feira (26), se estendendo até o próximo domingo (28) quando o Mercyful Fate irá encerrar a edição brasileira de 2024 do festival alemão. Entre os destaques, como o próprio Mercyful Fate, Exodus, Within Temptation, Epica, Anthrax e tantas outras bandas para nenhum metaleiro (ou headbanger, ou metalhead, como queiram) botar defeito.
Um dos fatores notórios da edição de estreia no ano passado (além da boa organização), foi a vinda de bandas que dificilmente estariam por aqui, como o Lord of The Lost, Beast in Black e Bury Tomorrow. Para esta edição, que conta com uma data a mais em relação à passada, eu cito seis bandas para você ficar de olho!
Sexta-feira, 26
Electric Mob
O primeiro dia do Summer Breeze será amanhã, com o Hard Rock sendo o grande destaque do dia. Black Stone Cherry, e os clássicos Sebastian Bach, Mr. Big e Gene Simmons (com a sua banda, que não é o Kiss), são os grandes destaques do “início dos trabalhos” do festival. No palco “Waves Stage”, que agora está incorporado 100% ao evento, os curitibanos do Electric Mob irão subir ao palco às 15 horas (horário de Brasília).
Com cinquenta minutos de show, a banda composta pelo vocalista Renan Zonta, o guitarrista Ben Hur (ex Hibria), o baixista Yuri Elero e o baterista, Mateus Cestaro, a expectativa é de um show de alta qualidade percorrendo o Hard Heavy do álbum “2 Make U Cry & Dance”, lançado no ano passado, via Frontiers Records.
Minipony
O Hard Rock, entretanto, não será o único som da sexta-feira. Com mais bandas do Metal Core (e suas subdivisões) incorporadas no lineup, os equatorianos do Minipony serão a banda a levar o peso e os breakdowns para o palco “Waves Stage”.
Formado por Emilia Moncayo (voz), Amadeus Galiano (guitarra) e Carlos Sanches (bateria), o grupo é um daqueles que é bem difícil encaixar em só um estilo (como o Nevermore, por exemplo). O álbum mais recente, “Ajna”, foi lançado em 2022 e é um belo convite para quem gosta de Metal Extremo.
Sábado, 27
Sinistra
Eu estarei presente no sábado, para chorar como uma criança ao rever o Within Temptation (doze anos depois). O dia terá no Power e Symphonic Metal os grandes destaques do dia: Within Temptation, Epica, Hammerfall, Gamma Ray, entre outros. Entre as bandas nacionais, o Angra é o grande nome a representar o metal tupiniquim; entretanto um super grupo promete iniciar o dia em grande estilo.
Dividindo o horário com a Nervosa, que estará no Ice Stage, o Sinistra estará no outro lado da passarela tocando as faixas do seu autointitulado disco de estreia. Formado por Nando Fernandes (ex Hangar), Edu Ardanuy (guitarra, ex-Dr. Sin), Luis Mariutti (baixo, ex-Angra, Shaman, Andre Matos e Firebox) e Rafael Rosa (bateria, ex-Andre Matos e Ancesttral), o metal Tradicional remete aos grupos nacionais da década de 80, sobretudo por cantar as faixas em português.
Jelusick
Um dos pontos positivos do Summer Breeze (que às vezes é negativo – risos) é as misturas de estilos por dia. Se o sábado a virtuose do Power Metal e a ópera do Symphonic Metal serão a tônica do dia, haverá espaço para outros estilos, como o Hard Heavy do Jelusick.
Embora a banda comandada por Dino Jelusić (Whitesnake) seja bastante técnica, o grupo está mais próximo de influências mais épicas como o Yngwie Malmsteen. O Jelusick estará no “Sun Stage”, dividindo o horário com o Angra, tocando o repertório do seu álbum de estreia “Follow The Blind Man”, lançado no ano passado.
Domingo, 28
Santo Graal
Vencedora do concurso New Blood, que garantiu a banda nessa edição do festival, o Santo Graal é uma banda de Symphonic Metal cujo álbum de estreia (“Dark Roses”) saiu em 2020. A banda também ganhou boa visibilidade ao abrir os shows da Tarja Turunen, durante a turnê do álbum “Raw”.
O grupo estará no Waves Stage ao meio-dia, para mostrar o valor do metal nacional, e tocar as faixas do álbum de estreia e lançamentos posteriores.
AXTY
O último dia do Summer Breeze terá muito Thrash Metal, com grandes nomes como o Overkill e o Anthrax; muito Death Metal, com o Carcass e o Death Angel e outro grandes nomes como o Amorphis (que eu queria tanto ver, e não vou..), Avatar, killswitch Engage. E também terá muito MetalCore, com os britânicos do While She Sleeps, John Wayne e o AXTY.
Criado em São Paulo, o grupo é formado por Felipe Hervoso (vocal), Felipi Grivol (guitarra), Jonathas Peschiera (baixo) e Gabriel Vacari (bateria). O mais recente álbum, “Unbreakable” (que é muito, muuuito bem produzido), é inspirado em bandas como o Bring Me the Horizon. O quarteto entrará logo depois do John Wayne, no Waves Stage, e promete estar de acordo com o peso das bandas do dia.
Pelo visto o Summer Breeze veio para ficar, com uma proposta diferente (embora a gente esteja acostumado a ver de longe, por causa da internet e etc) dos outros festivais de Rock/ Metal que ocorrem no país. Bom, opções clássicas e novas não irão faltar neste festival para nenhum metaleiro (isso mesmo, metaleiro) botar defeito.