Atualizado em: setembro 15, 2025 às 9:10 am
Por Guilherme Costa
Muita coisa se passa durante dez anos. Para Deborah Babilônia e Bi, membros originais do Deb and The Mentals, o período resultou em muito suor, trocas de formações, nova direção sonora (e de nome) e muita música! São três discos e três EPs que a dupla, agora ao lado de Fi Ricardo (conhecido pelo seu trabalho com o NX Zero) e Gui Toledo, dos quais eles podem se orgulhar.
Sugestivamente intitulado “Old News”, o novo EP do quarteto até poderia ser tratado como um “retorno às raízes” por causa das composições em inglês e do Grunge/Punk “Suck Me In”. Entretanto, o registro é mais do que isso! Ele é pesado, lembra os dois primeiros lançamentos do Deb and The Mentals e também acena para um novo capítulo (de verdade) da banda.
Talvez o grande ponto de mudança esteja no experiente guitarrista Fi Ricardo. A sua guitarra deu um tom mais melódico, em comparação aos seus sucessores, expandindo a influência punk do grupo, sendo destaque na faixa “Together Again” e “To Erase”, que carrega um certo quê do Turnstile. Há a balada “Runaway”, que também causa a sensação de “frescor sonoro” a sonoridade da banda; baladas, no entanto, não é algo novo na carreira do Deb and The Mentals, com “Evil Sea” sendo a melhor de todas!
O EP é encerrado com a música mais pesada do grupo, “Burn It Down”. Um Punk dissonante, com a cara do Garage Punk de bandas como o Clamm, no qual Deb Babilônia não se inibe em liberar toda a sua raiva reprimida; para quem estiver num show do grupo, saiba que é neste momento que o “pau quebra”!
Como eu disse no início do texto, dez anos é um período em que muitas coisas acontecem. Nesse período o Deb and The Mentals esteve entre as minhas bandas favoritas (sobretudo na época do seu primeiro EP e disco) e, entre tantas mudanças, não deixou o ritmo cair; também nesses dez anos, eu criei um perfil no Instagram que, posteriormente, expandiu para um site, me colocando na posição de escrever sobre um (outro) grande lançamento deles!