Atualizado em: outubro 3, 2025 às 6:00 pm
Por Arthur Coelho
Estamos na semana que marca o início do famigerado mês de outubro e que logo de cara abre a sexta-feira (3) com diversos lançamentos exclusivos no mundo da música. Principalmente quando falamos de novos discos de estúdio. E quem mais vai aproveitar a data pra curtir as novidades são os fãs de bandas que se popularizaram nos anos 2000 com estilos derivados do hardcore, seja pela nostalgia pop punk do Mayday Parade e do Red Jumpsuit Apparatus ou pelas novas experimentações do AFI e do Thrice.
PULOS FORA DO HARDCORE
O AFI é um daqueles grupos que não se prende a rótulos ou estilos já definidos e que segue na ativa há anos trazendo novas influências cada vez mais diferentes. O quarteto da Califórnia iniciou a carreira com músicas mais próximas ao punk e logo se encontrou fazendo músicas que mesclavam influências do emo com o gótico. Esse último estilo em específico ganha um espaço especial em “Silver Bleeds the Black Sun”, o novo álbum de estúdio da banda.
O compilado apresenta dez novas músicas com fortes influências post-punk darkwave dos anos 80 em uma produção moderna que destaca as vozes do frontman Davey Havok em tons mais graves ao lado dos instrumentais de Jade Puget (guitarra e teclado), Hunter Burgan (baixo e teclado) e Adam Carson (bateria).
A banda passou pelo Brasil em 2025 abrindo datas para o System of a Down e apresentou três faixas como singles. O novo disco é o 11° deles e saiu pela Run For Cover Records.
Quem também é da Califórnia e possui raízes na música hardcore é o quarteto do Thrice, que acaba de apresentar seu 12° álbum de estúdio: “Horizons/West”.
O grupo se popularizou com o post-hardcore e agora experimenta novas possibilidades no rock alternativo. Seu novo trabalho é uma sequência direta dos conceitos de “Horizons/East”, que saiu em 2021, e mostra um lado mais pessimista em uma imaginação apocalíptica.
As novas músicas foram gravadas pelo quarteto Dustin Kensrue (vocal guitarra), Teppei Teranishi (guitarra), Eddie Breckenridge (baixo e sintetizador) e Riley Breckenridge (bateria) e mostram o Thrice em seu modo mais diferente já visto e ouvido.
POP PUNK E NOSTALGIA
O Mayday Parade, que havia apresentado o EP “Sweet” em abril deste ano, agora retorna com o nostálgico “Sad” em oito novas músicas que mesclam a introspectividade com a sensibilidade usual do grupo em faixas melódicas e tocantes. A banda passou pelo Brasil no ano passado pelas cidades de Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.
Parte dessa nostalgia também é compartilhada pelo The Red Jumpsuit Apparatus (você provavelmente já ouviu “Face Down” em algum lugar) entre as onze músicas de “X’s For Eyes”, que envolvem as participações de Kellin Quinn (Sleeping With Sires) e Craig Mabbitt (ex Blessthefall e atualmente no Escape the Fate e no Dead Rabbitts). Aqui, o grupo apresenta uma versão mais agressiva em novas composições que ainda relembram os toques marcantes de seus principais hits e que destacam a evolução técnica do conjunto.