Atualizado em: abril 10, 2024 às 8:58 am
Por Guilherme Costa
No final do século passado a vida do Mr. Big estava bastante conturbada com a saída do guitarrista Paul Gilbert, o fraco desempenho do disco “Get Over It” e a tensão do baixista, Billy Sheenan, com os outros integrantes da banda. E foi neste clima que saiu o sexto disco de estúdio do grupo, “Actual Size”, em agosto de 2001.
O segundo e último disco a contar com o guitarrista (e cantor) Richie Kotzen, conseguiu obter um desempenho melhor que o antecessor, sobretudo no Japão (onde a banda é bastante popular), com o single “Shine”. Embora o clima não estive bom, “Actual Size” é bem mais coeso que “Get Over It”, entrando de cabeça no rock dos anos 2000.
Além de “Shine”, o ar moderno do álbum pode ser conferido nas faixas “Lost America”, Mary Goes ‘Round” e “Crawl Over Me” – cujo estilo é bastante emulado nos discos sucessores, após o retorno da formação clássica. Para os mais saudosistas (ou para quem quer sempre uma novidade), a swingada “Suffocation” dá um ar autoral para a formação com Kotzen na guitarra, enquanto “I Don’t Want To Be Happy” remete ao Hard Blues clássico do grupo.
“Actual Size” pode, facilmente, entrar na lista de bons discos esquecidos de bandas clássicas. Se não houvesse o retorno do “time titular” em 2008, o álbum encerraria com dignidade a grande discografia do Mr. Big.