Atualizado em: abril 4, 2025 às 5:12 pm

Por Guilherme Costa

Embora o Abraskadabra tenha sido formado em 2003, os vinte e dois anos de estrada do grupo curitibano só renderam apenas dois EPs e quatro discos de inéditas em seu currículo (além de um extenso histórico de turnês pelo Brasil e exterior). O quarto álbum, a propósito, foi lançado nesta sexta-feira (4), via Repetente Records. Intitulado “Pack Your Bags”, o disco foi gravado em Gainesville, Flórida, e produzido por Roger Lima (Less Than Jake) e é o primeiro registro em parceria com a gravadora do Badaui e Phil Fargnoli (ambos do CPM 22).

No geral, “Pack Your Bags” traz o som característico do sexteto curitibano na clássica mistura entre Ska e Hardcore, resultando no enérgico Ska Punk. O novo disco também mostra a banda em sua melhor forma, como deu para presumir quando o single “Swings and Roundabouts” foi lançado em janeiro; aqui, o hardcore e os instrumentos de sopro estão numa roupagem mais Pop Punk, daqueles que evocam os tempos tranquilos da juventude – principalmente no refrão chiclete “Am I crazy enough?/ Am I stupid enough?/Am I happy enough?/ Am I crazy enough?”. Sem dúvidas a melhor do álbum!

“It Was A Good Night” foi outra prévia do álbum que chamou a atenção, porém por sua agressividade e atitude “pé na porta” pouco visto na discografia do grupo. O caos do Hardcore aparece também em “Killer Machine”; enquanto “Better as a Team”, faixa que fala sobre amizade, é a junção perfeita entre os mundos que o Abraskadabra habita. Por sinal, esta última também é o tipo de música em que todas as linhas se destacam, induzindo o ouvinte a imitar os instrumentos com as mãos. Outra faixa candidata a melhor do álbum.

O álbum diminui o ritmo quando o Ska/ Reggae de “Here and Now” dá as caras, ao passo que “Merlin” e “The Last Song I’II Ever (Consciously) Write About” – além de “No Strings Attached” – oferecem o som clássico do Abraskadabra. Ou seja, tem de tudo e para todos os gostos!

Hardcore, Punk, Ska Punk, riffs de guitarras, baixo e bateria criando grandes bases, refrãos pegajosos, praia, estrada, dançar com a sua namorada ou namorado, andar de skate numa tarde ensolarada, jogar Tony Hawk (ou qualquer outro video game com os amigos), shows com a plateia dando tudo de si a cada faixa, são todos sentimentos que “Pack Your Bags” evoca. Então, faça as suas malas e embarque num dos melhores álbuns de 2025!