Atualizado em: março 3, 2025 às 4:00 pm
Por Guilherme Costa
A cantora Anneke Van Giersbergen é conhecida pelo seu trabalho à frente do Gathering, projetos como o Gentle Storm e Vuur, parceria com o Árstíðir, além da sua carreira solo de mais de quinze anos – incluindo o Aqua de Annique. Ela também é conhecida pela sua versatilidade, não se restringindo aos subgêneros do Metal; o último disco solo (“The Darkest Skies Are the Brightest”), por exemplo, é focado em arranjos de violão numa sonoridade mais acústica.
Na última sexta-feira (28) a veterana lançou o EP “La Vie” em todas as plataformas de streaming, via Label Mates, iniciando o lançamento do seu quarto álbum solo que será liberado em três partes: o já lançado “La Vie”, “La Mort” e “L’Amour”. A versão compilada dos três EPs sairá em 2026, na versão digital e física (disponível em CD e LP).
“Poucas coisas são tão emocionantes quanto lançar novas músicas! O que começa como uma ideia simples, moldada no conforto da solidão, acaba se tornando um lançamento totalmente produzido que envolve muitos músicos, técnicos, designers de arte e muito mais. Nos últimos meses, trabalhamos muito no desenvolvimento e gravação dessas quatro músicas. Estou extremamente orgulhosa do resultado!” Refletiu a entusiasmada Van Giersbergen, em suas redes sociais.
A primeira amostra o seu próximo álbum de inéditas segue com a versatilidade característica da neerlandesa, como o single liberado de forma promocional, “One More Nanosecond” e “More Than A Thousand World”, que relembra momentos dos seus dois últimos álbuns solos: “The Darkest Skies Are the Brightest” e “Drive”. Com as outras três faixas reveladas, percebemos que Van Giersbergen se aproxima da World Music, baseado em inserção de elementos eletrônicos e instrumentos de sopro (“Heal Me”).