Atualizado em: junho 29, 2025 às 6:17 pm

Por Guilherme Costa

Uma das artistas mais impactantes e versáteis da América do Sul está no Chile. Chini.png, nome do projeto solo da Chini Ayarza, já tem um EP e um disco (que esteve entre Os Melhores do Ano do site em 2023) em seu currículo, além de shows em lugares icônicos (e grandes) como o Primavera Sound (a versão espanhola) e o Lollapalloza do Chile, e em lugares menores mas tão icônicos quanto, como o conceituado programa norte-americano KEXP.

Dois anos após o lançamento do seu disco de estreia, “El día libre de Polux”, a musicista — junto de Juan Desordenado (guitarra), Pepe Mazurett (bateria), Leo Jara (baixo) — está no processo de promoção do seu segundo disco de inéditas “Vía lo Orozco”, cuja data de lançamento ainda não foi divulgada.

O lançamento mais recente é o single “Pide un deseo”, liberado no último dia 19 em todas as plataformas de streaming. O single também rendeu um videoclipe, sob a direção de Juan Maturana, compartilhado no canal oficial da cantora chilena. A música segue caminhando entre o mundo onírico da Chini.png, com influências de guitarras atmosféricas, bases de violão e sintetizadores grandiosos.

“Quando me referia com sarcasmo e raiva a alguém que objetivamente me causou muita dor. Dois versos extras e um vídeo depois, ele retorna transformado em uma celebração, em torno de todos aqueles que iluminaram minha vida e me permitiram fazer parte da deles com amor e respeito” Comentou a cantora a respeito da faixa.

“Pide un deseo” saiu três meses após o lançamento do single “Manflorita”, a primeira prévia do próximo disco da artista chilena.

Confira: