Atualizado em: agosto 19, 2024 às 9:59 am

Por Guilherme Costa

Na última quinta-feira (15) a cantora paulistana Jade Faria lançou o single “Retrato”, com a parceria da musicista mineira Luiza Brina, em todas as plataformas digitais, via Tratore/ Dreamland Digital. Diferentemente do seu EP solo, que é uma MPB “tradicional”, Jade recorreu à uma estética próxima da música caipira, com a adição de Violoncelo (Amanda Ferraresi) e contrabaixo (Ingrid Cavalcanti), para cantar sobre as suas memórias. Luiza Brina, além de emprestar a sua bela voz, também foi responsável pelos arranjos e produção do single.

Segunda a Jade, a faixa é fruto das lembranças do seu pai contando sobre o seu avó, que foram relembradas durante o ano de 2020:

“Compus Retrato em 2020, plena pandemia, ao revisitar com minha família as caixas cheias de fotos antigas. Quando abrimos uma das caixas a primeira foto, bem ali no topo de todas e virada pra mim, era um retrato de meu avô paterno José, que não conheci. Olho no olho com o retrato comecei a relembrar as histórias que meu pai contava sobre sua infância e logo depois compus a canção, ela saiu assim inteira, de uma vez só com uma urgência de memorar.”

“Retrato” é o primeiro single da cantora, após o lançamento da versão estendida do seu EP “Solar”, lançado no ano passado (o EP foi lançado em 2022). Já a mineira Luiza Brina lançou o aclamado disco “Prece”, em abril deste ano, e está com datas agendadas para agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (você pode checar as datas aqui).

O videoclipe foi gravado na fazenda onde o pai da Jade cresceu, junto com os seus pais, em Minas Gerais, tendo a direção de Nayron Rodrigues.

Confira: