Atualizado em: dezembro 5, 2024 às 7:29 am

Por Guilherme Costa

No dia 20 de setembro saiu o terceiro disco de inéditas da Orion Sun, nome artístico da norte-americana Tiffany Majette, via Mom+pop. Intitulado, como “Orion”, o álbum é quase autointitulado mas não deixa de ser um diário da cantora. O tema? O amor!

“[‘Orion’] É sobre a dor que o amor traz, esteja você com ou sem amor”. Comentou a musicista.

E como a declaração da artista é tão clara quanto o clima agridoce durante o pouco mais de 40 minutos de duração, faixas como em “Already Gone” em que ela canta versos como “Oprimido pela sua ausência” e “Só estou tentando tirar você da minha mente de alguma forma”, ganham contrastes entre a sua bela voz e a sua atmosfera mais melancólica, utilizando do R&B e Lo-Fi para guiar as suas histórias. Outra faixa que expressa muito bem essa bad vibe – além da evolução da sonoridade em relação aos seus primeiros álbuns e o EP de 2022 (“Gateways”) – é “Sweet”, no qual a Orion segue enquanto ela canta “eu quero saber o que isso significou para você/ mas eu sei que isso não me faria bem”.

Porém se engana quem pensa que “Orion” é um trabalho completamente inspirado pelas batidas do R&B da década de 90/ início dos anos 2000. Já na terceira faixa, “Mary Jane” (terceira prévia do disco) surge muito mais orgânica com uma bela e simples linha de guitarra e bateria. Enquanto o single soa mais como uma música de banda, “Take My Eyes” é como se ela assumisse o centro de um palco e a luz só focasse nela, enquanto a plateia tirassem os isqueiros do bolso; romântico, não? Bom, a letra da faixa é tão bela quanto as belas linhas de cordas que as permeiam. Há também uma pitada de Hip Hop na parte final de “Twilight Zone”, um baixo tão pulsante quanto a sua voz em “Nights Like This” e um quase voz-e-violão em “These Days”, enriquecendo o que é o mundo de “Orion”.

Entre beats, sonoridade orgânica e uma voz angelical, Orion Sun mostra como o amor te derruba para em seguida te fazer levantar. O álbum se encerra com a homenagem para a sua avó na faixa “Gannie”, em que ela deixa claro que todas as formas de amor é abordada.

Orion Sun está entre os Melhores do Ano do Um Outro Lado da Música!