Atualizado em: dezembro 24, 2024 às 8:54 am

Por Guilherme Costa

A banda mineira de Hardcore, Pense, havia lançado o seu último álbum de estúdio (“Realidade, Vida e Fé”) em 2018, marcando o fim de um hiato iniciado em 2015. Em 2022 ocorreu outra mudança significativa: a formação com Lucas Guerra (vocal), Charles Taylor (bateria), Cristiano Souza (guitarra), Judá Ramos (baixo) e Ítalo Nonato (guitarra) , chegava ao fim com a saída de Lucas, Charles e Cristiano. Dois anos depois, Ítalo Nonato (agora assumindo os vocais) e Judá Ramos anunciaram a nova formação do Pense, com Daniel Avelar (guitarra), Raphael Gonçalves (guitarra) e Alexandre Magno (bateria) integrando o grupo.

E havia mais!

Em outra grande prova de resiliência, o grupo mineiro de Hardcore lançou o seu quarto disco de estúdio, “Tudo Que Temos De Lembrar”, via Algohits, no dia 23 de outubro. Garantindo uma turnê com onze datas para novembro e dezembro, e outras oito confirmadas no nordeste para janeiro e fevereiro de 2025, a nova fase do grupo recebeu uma grande resposta dos seus fãs. Também pudera! O Hardcore melódico segue afiado, bem como as letras e o desempenho de Ítalo no centro das atenções das músicas.

“Este disco é uma reflexão sobre tudo o que a gente já passou até aqui e sobre esse renascimento. É um novo momento de redescoberta, de reaprender a andar, e nele a gente tenta amarrar tudo o que a gente precisa lembrar para sair desse túnel, desse lado escuro”

Iniciando de forma direta, a trinca “O que as palavras dizem”,  “Não vou recuar pra ninguém” e “O que nos movimenta”, já revela o grande entrosamento do quinteto, além das letras afiadas (“Escolha bem os demônios que você alimenta/ Se livra dos falsos e para com as culpas/ Virou adulto e se esqueceu da vida adulta/ Não somos crianças e o tempo na terra é curto demais/ Pra viver sempre em competição”). O bom trabalho dos novos guitarristas, Daniel e Raphael, também marcam a qualidade do registro, como é mostrado nas faixas “Dias especiais” e “Sala de controle”, garantindo a marca do Hardcore Melódico, enquanto “De onde viemos” é um show a parte da bateria de Alexandre Magno.

Ao longo dos pouco mais de dez anos de história, o Pense conseguiu – outra vez – passar por cima das dificuldades para levar a sua mensagem para o velho e novo público. “Tudo Que Temos De Lembrar” é o início de uma nova fase, porém a qualidade já estabelecida ficou longe de ser diferente dos seus antecessores!

O Pense está entre os Melhores do Ano do Um Outro Lado da Música!