Atualizado em: dezembro 13, 2024 às 10:21 am

Por Guilherme Costa

A cantora canadense Tess Parks lançou o seu terceiro disco solo, “And Those Who Were Seen Dancing”, em maio de 2022 (o álbum esteve nos Melhores do Ano do Um Outro Lado da Música). Após o período do lançamento, Parks passou por um  PTSD [transtorno de estresse pós-traumático], luta contra o alcoolismo e um período com poucos shows.  Todos esses problemas se mostraram superados em julho, quando a cantora lançou o single “Koalas” e anunciou o seu quarto álbum solo de inéditas.

“Pomegranate” foi lançado no dia 25 de outubro, via Fuzz Club e Hand Drawn Dracula, revelando algumas adições à sonoridade psicodélica dos seus discos antecessores. As bases com sintetizadores eletrônicos, novidade no disco de 2022, seguiram, bem como o seu estilo de canto indolente e as guitarras e bateria mais discretas. Contudo, houve boas adições de outros elementos, como o a nada sonhadora “California’s Dreming”, que flerta com o Krautrock, e o Blues/ Country em “Lemon Poppy” e “Crown Shy”. Esta, a propósito, é sobre a importância da sua irmã na conquista da sua sobriedade “E você salvou minha vida e você nem sabe/ Eu posso ler sua mente Eu sei como isso é”.

Embora várias camadas de sintetizadores não sejam uma novidade, há um sentimento de que elas foram realçadas em “Pomegranate“. A forma como tais são protagonistas em “Bagpipe Blues” e “Running Home To Sing”, se fundindo com uma guitarra levemente dissonante, criaram uma atmosfera singular no álbum. E o som clássico da Tess Parks (algo próximo dos primeiros lançamentos) também dão as caras em “Koalas” e “Sunnyside”.

O ano de 2024 também contou com a faixa “Somedays” (presente em seu debut) sendo incluída na trilha sonora do filme Beetlejuice 2. Ano melhor impossível para a cantora que, em “Pomegranate“, conseguiu criar um disco que nem de longe soa como uma cópia dos seus antecessores, mesmo mantendo o seu característico estilo.

Tess Parks está entre os Melhores do Ano do Um Outro Lado da Música!