Atualizado em: dezembro 28, 2024 às 9:55 am

Por Guilherme Costa

Quando eu conheci o single “Slow Hands” da banda norueguesa Veps, eu gostei tanto, tanto, que fiquei compelido a colocar o álbum de estreia das jovens garotas (“Oslo Park”) entre os Melhores do Ano de 2022. Mas não o fiz. Entretanto, quando eu ouvi o single “Greetings From Peru” – primeira prévia do segundo disco do quarteto – eu soube que seria difícil não colocar a banda entre os destaques de 2024.

Lançado em 14 de junho, via Miktam Records, “Dedicated To” mostra como o amadurecimento pessoal e sonoro de Maja Beitrusten Berge (bateria), Laura Dodson (vocal e guitarra), Helena Mariero Olasveengen (vocal e teclado) e June Urholt (baixo) desaguou em seu segundo disco de estúdio, com suas vivências sendo o foco.

 “Tiramos grande parte da inspiração das pessoas que conhecemos e das situações em que as vimos. É um agradecimento a todas as pessoas que nos inspiram. Foi escrita em uma das fases mais agitadas que passamos como banda, mas esperamos que o progresso que fizemos transpareça nas músicas”

O Indie/ Pop Rock de guitarras estridentes e de fácil assimilação seguiu. Mas a sobriedade das agora adultas (o álbum de estreia foi lançado quando elas ainda eram adolescentes) aparecem de forma sútil (embora bastante perceptível), seja pelo piano mais “adulto” presentes nas faixas “Break & Entry”, no single “So Speak” e na apoteótica “A Siren’s Song”, ou no tom mais sério da faixa “Apple Trees”.

“Say What?” mostra que o lado meio Alanis Morissette/ meio Counting Crows (tão presente na estreia, principalmente nas faixas “Crawl” e “His Brother”) não se perdeu no caminho do amadurecimento, que ainda nos presenteia com outras divertidas faixas: “The Ceiling Painter” e “For Thirsty Dogs”.

A evolução das Veps está ligado com a evolução das suas jovens integrantes. Enquanto elas vivem e conhecem o mundo, como o Peru, a impressão é que a sonoridade da banda estará nessa frequência mutante de quem está iniciando a vida adulta. Por ora, elas apenas encerram agradecendo a tudo e a todos, com a sugestiva faixa “Thank You”.

A Veps está entre os Melhores do Ano do Um Outro Lado da Música!