Atualizado em: setembro 10, 2024 às 11:08 am
Por Guilherme Costa
O Pós Punk é um dos gêneros mais revividos mundo afora. Seja no Brasil, Chile, Estados Unidos ou em qualquer parte da Europa, sempre há um grupo disposto a dar a sua roupagem para o estilo famoso nas décadas de 70 e 80. Na Bielorrussa (ou Belarus, como quiser) o grande expoente é o trio Molchat Doma. Formado por Egor Shkutko (vocal), Roman Komogortsev (guitarra, sintetizador e bateria eletrônica) e Pavel Kozlov (baixo e sintetizador), o trio chegou a viralizar no TikTok em 2020 – época em que o grupo lançou o álbum “Monument”.
Quatro anos depois o Molchat Doma lançou o seu quarto disco, “Belaya Polosa”, via Sacred Bones Record, na última sexta-feira (6). Mais pomposo que o seu antecessor, “Belaya Polosa” segue a linha do Pós Punk carregada de outros elementos como a DarkWave e Industrial. A faixa que abre o álbum,” Ty Zhe Ne Znaesh Kto Ya” , por exemplo, é carregada de camadas sombrias, típicas de uma balada clássica gótica.
Com clara influência do Depeche Mode (da década de 90), o álbum também é guiado por guitarras minimalistas que conseguem preencher os espaços cedidos pelos sintetizadores (“Belaya Polosa”, “Ne Vdvoem” e “Chernye Cvety”). Mas há o Pós Punk clássico na faixa “Son”, com – como manda o manual – uma boa linha de baixo.
Uma das variações clássicas do Pós Punk, ocorreu na Alemanha na chamada Neue Deutsche Welle, que rendeu bandas, como o Xmal Deutschland. Uma das características eram as paisagens não só sombrias, mas camadas que remetiam a todos os problemas sociais que o país passou no pós-guerra (ainda divido entre o bloco soviético). Em Belarus, país que conta com o “último tirano da Europa” Aleksandr Lukashenko, como o Chefe de Estado do país, e a proximidade com a guerra entre os seus vizinhos Rússia e Ucrânia, garante que o ouvinte não se deixe levar pelos sons dançantes do álbum. Para isso, o choque da instrumental “Beznadezhniy Waltz” é um dos pontos altos do álbum.
Melancólico e freneticamente dançante, o Molchat Doma afirma o seu papel no Pós Punk universal que tem grandes expoentes pelo mundo (Jovens Ateus, Qlowski e Dolorio & los Tunantes, são alguns exemplos), com o disco “Belaya Polosa”.