Atualizado em: maio 13, 2025 às 11:41 am

Por Guilherme Costa

Eu comentei aqui que eu conheci o Nicholas e a Banda Uh Uh no ano passado, quando eles abriram para o Antiprisma num show no Porta Maldita. De lá para cá, eu estive sempre com a vontade de poder ouvir as músicas que o grupo tocou naquela noite no meu fone. E isso aconteceu no último dia 2 de maio, quando a banda liberou o autointitulado EP em todas as plataformas de streaming.

Com quatro faixas (“Pedra Piá”, “A Saudade”, “Vim Vivi Visse” e “Eu Tenho Você (Uh Uh)”) o registro da banda, atualmente formada por Nicholas Rabinovitch (vocal e guitarra), Max Huszar (baixo), Nã Maranhão (teclados e Synths) e João Rodrigues (bateria), é uma mistura de “arranjos pensados de forma melódica e contrapontística, uma teia de ideias musicais que se aglomeram, sobrepõem, encontram e desencontram, criando choques surpreendentes, texturas originais, polifonias, polirritmias”, como comentou Rabinovitch em suas redes sociais.

Traduzindo, o ritmo do quarteto é guiado pela psicodelia da Jovem Guarda, do tremendão Erasmo Carlos, com muito sintetizadores, linhas divertidas e swingadas (diria) de guitarra e belas linhas de baixo. O single liberado antes do lançamento do EP, “Eu Tenho Você (Uh Uh)” sintetiza muito bem o que significa a sonoridade do grupo, sendo um praticamente um hino da banda.

Há também a música “A Saudade”, que destoa da rotação das demais faixas enquanto reflete sobre o existencialismo das saudades cotidiana (“Inteiro a gente nunca tá/ inteiro a gente nunca é”), num belo dueto entre Rabinovitch e Nã Maranhão (que também se destaca no backing vocal de “Vim Vivi Visse”). “Pedra Piá” e “Vim Vivi Visse” são duas faixas regravadas de Ana Roman e Outras Frutas e da banda Retina, respectivamente. Versões que o quarteto tomaram para si, as transformando em algo do seu unvierso; “Vim Vivi Visse”, aliás, é cantada pelo baixista Huszar e carrega um ótimo suingue de guitarra e um belo groove do baixo.

Quatro músicas são apenas o prelúdio do que o Nicholas e a Banda Uh Uh podem vir a lançar no decorrer do tempo. Para quem já os viu ao vivo, o EP conseguiu capturar toda a energia do grupo em estúdio, além de mostrar como a banda tem uma energia ótima para momentos em que apenas a diversão é o importante.