Atualizado em: junho 8, 2025 às 7:47 pm
Por Guilherme Costa
Na última sexta-feira (6), o Paradise Lost anunciou o lançamento do seu décimo sétimo disco de inéditas, “Ascension”, para o dia 19 de setembro, via Nuclear Blast Records; o álbum sairá cinco anos após o lançamento do seu antecessor, “Obsidian”. Além do anúncio, os mestres do Death Doom também compartilharam a primeira prévia do álbum ao lançar o single “Silence Like The Grave” em todas as plataformas de streaming. O single também rendeu um videoclipe, sob a direção de Ash Pears.
O vocalista Nick Holmes comentou sobre o conceito do próximo lançamento, no qual o significado é o mais Paradise Lost possível: “‘Ascension’ é uma cavalgada de miséria derretida, um passeio vigoroso e cheio de tristeza por um mundo perverso de triunfo glorioso e tragédia lamentável.”
Nesse meio tempo, entre o “Obsidian” e o novo disco completo, o Paradise Lost comemorou o trigésimo aniversário do clássico “Icon”, com o lançamento do disco “Icon 30” – que conta com todas as faixas regravadas. Holmes explicou a decisão de regravar o disco ao invés de o relançar: “Nosso contrato específico com a gravadora na época em que assinamos para o álbum ‘Icon’ significava que nunca teríamos os direitos de nossa música ou arte, então, daqui para frente, para relançar o álbum nós mesmos para o 30º aniversário, foi necessário regravar e refazer completamente a capa do álbum.”
O núcleo do lendário grupo de Halifax, Inglaterra, segue girando em torno dos integrantes originais Nick Holmes, Gregor Mackintosh, Aaron Aedy e Stephen Edmondson, com o posto de baterista sendo o mais rotativo. A última troca foi nos últimos dias, com o então baterista Guido Montanarini deixando o grupo para dar lugar a Jeff Singer – que integrou o grupo entre os anos de 2004 a 2008.
Confira: