Atualizado em: abril 23, 2024 às 8:31 am

Por Guilherme Costa

Quando o guitarrista solo do Pearl Jam, Mike McCready, comentou sobre o peso do novo disco da sua banda, dizendo: “para o bem ou para o mal, você vai ouvir muito mais guitarra solo de mim, coisas que não faço há muito tempo”, eu realmente fiquei empolgado com o lançamento dos ícones do Grunge (coisa que há tempos não ocorria comigo). E então veio o primeiro single promocional, que leva o nome do décimo segundo disco da banda, “Dark Matter”, e eu fiquei mais empolgado ainda.

No dia 19 de abril, sexta-feira passada, os americanos lançaram o disco “Dark Matter” em todas as plataformas digitais, via Monkeywrench Records. Sob a produção de Andrew Watt (que produziu um monte de artistas pops e o mais recente álbum dos Rolling Stones), o quinteto voltou a soar mais agressivo do que nunca. Bom, se levarmos em conta o álbum antecessor “Gigaton”, lançado em 2020, a tarefa não era das mais difíceis.

Comparações à parte, é um fato que um show começando com as duas primeiras faixas do álbum, “Scared Of Fear” e “React, Respond”, sem dúvidas iria levar a plateia a baixo tamanho é a energia que elas emulam. Eddie Vedder, com a sua conhecida voz rouca, está bastante disposto a gritar para todos que o Pearl Jam gravou um disco pesado. Mas é sempre bom destacar Mike McCready, Stone Gossard, Jeff Ament e Matt Cameron.

Evidentemente, como em toda a discografia do grupo, que há momentos em que os ânimos se acalmam e o – novamente – o Pearl Jam mostra toda a sua qualidade nas melódicas “Wreckage” e “Upper Hand”.

Talvez a palavra “peso” foi a que mais esteve presente nessa resenha. Contudo, não dá para considerar que “Dark Matter” é uma volta às raízes (embora a faixa “Waiting For Stevie” caberia facilmente no clássico “Ten”). Mas o fato é que o décimo segundo disco de estúdio do Pearl Jam está de acordo com a sonoridade do grupo do início dos anos 2000 (como é o caso de “Running”).

Um adendo: todos sabem o tamanho do Eddie Vedder. Mas devemos comentar mais sobre os guitarrista Mike McCready e Stone Gossard, que dão a cara do novo álbum do Pearl Jam.