Atualizado em: setembro 26, 2025 às 5:26 pm
Nesta sexta-feira (26), o mundo do rock e do metal recebeu diversos lançamentos exclusivos — do thrash ao alternativo — com novos singles, discos de estúdio e registros ao vivo.
O Soulfly, liderado pelo carismático Max Cavalera, anunciou seu décimo terceiro álbum de estúdio, Chama, com lançamento previsto para o dia 24 do próximo mês. A banda também disponibilizou o single antecipado “Nihilist”, com a participação de Todd Jones (vocal/guitarra do Nails), acompanhado de um videoclipe exclusivo.
A faixa se junta a “Storm the Gates”, lançada em 5 de setembro, mantendo a sonoridade pesada e agressiva de sempre. Além de Max, a formação atual conta com Zyon Cavalera (bateria) e Mike De Leon (guitarra). O disco também traz Igor Amadeus Cavalera no baixo.
No cenário do thrash metal, os alemães do Kreator apresentaram “Seven Serpents”, também com videoclipe exclusivo. A faixa fará parte do disco Krushers of the World, o décimo sexto da banda.
O quarteto formado por Mille Petrozza (guitarra/vocal), Sami Yli-Sirniö (guitarra), Frédéric Leclercq (baixo) e Jürgen Reil “Ventor” (bateria) anunciou uma turnê europeia em 2026 ao lado de Carcass, Exodus e Nails.
Fora do metal, o vocalista do System of a Down, Serj Tankian, apresentou “I Found You”, o sexto single de sua carreira solo em 2025. A faixa surpreende os fãs da banda principal do artista e aposta em outros estilos — principalmente o jazz.
Em um vídeo de divulgação no YouTube, o cantor e compositor revelou mais detalhes sobre a música, que integrará a coletânea Covers, Collaborations & Collages, programada para 24 de outubro:
“I Found You é uma música que foi gravada durante as sessões de Jazz-Iz-Christ, há quase 15 anos. É um groove descontraído com trompete, orquestra e vários músicos da banda que montamos para o musical Prometheus Bound, em que trabalhei há muitos anos.”
Mundo Alternativo
No cenário alternativo, a banda The Starting Line, conhecida pelo pop punk dos anos 2000, lançou seu novo disco de estúdio após quase 13 anos sem material autoral.
O álbum Eternal Youth traz 11 faixas em um estilo mais centrado no rock alternativo, com mudanças notáveis na voz do também baixista Kenny Vasoli. As músicas “Circulate” e “Sense of Humor” saíram como singles. A formação da banda conta ainda com Mike Golla (guitarra), Tom Gryskiewicz (bateria), Matt Watts (guitarra) e Brian Schmutz (teclado).
Em um estilo semelhante, o Anberlin apresentou uma nova versão de “Ready Fuels”, faixa que abre seu álbum de estreia Blueprints for the Black Market (2003). A nova gravação conta com os vocais de Matty Mullins (também do Memphis May Fire) e uma produção aprimorada.
Em março deste ano, o grupo regravou todas as faixas de seu disco mais famoso, Never Take Friendship Personal, e agora dá indícios de que pretende fazer o mesmo com outros trabalhos marcantes.
Dos Palcos para o Streaming
Três meses depois, o Anberlin passou pelo Brasil como uma das atrações finais do festival Polifonia Emo Vive, ao lado da Fresno, que coincidentemente lançou hoje um disco ao vivo.
O álbum Fresno – Ao Vivo no Rio apresenta o setlist completo da banda em 22 músicas, registradas no show realizado em 26 de abril na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. O repertório percorre quase todos os discos da banda, incluindo seus maiores sucessos e as faixas de divulgação de Eu Nunca Fui Embora, que está prestes a completar um ano de lançamento.
O disco também registra participações especiais do saxofonista Milton Guedes em três faixas (“Se Eu For Eu Vou com Você”, “Desde Quando Você Se Foi” e “Casa Assombrada”), além da cantora Tuyo em “Cada Acidente”. A produção e a mixagem ficaram por conta de Maycon Mendes, engenheiro de som da banda em turnês.
Quem também tem investido em versões ao vivo é o grupo canadense Alexisonfire, que vem lançando singles gravados durante os últimos anos de turnê. Após versões ao vivo de “This Could Be Anywhere” (Melbourne/2023), “Boiled Frogs” (São Paulo/2022), “Accidents” (Rio de Janeiro/2022) e “Young Cardinals” (Hamburgo/2022), a faixa da vez é “Sans Soleil”, destaque do último álbum Otherness (2022).
A nova versão foi gravada durante um show em Londres e acompanha outras duas músicas: “Blue Spade” e “Reverse the Curse”.