Atualizado em: setembro 16, 2024 às 11:33 am
Por Guilherme Costa
Em 2024 o tradicionalíssimo Montreux Jazz Festival (que tem uma edição brasileira: Rio Montreux Jazz Festival), em atividade desde 1967, ocorreu no mês de julho, entre os dias 5 a 20. Uma das dezenas de artistas que esteve em Genebra, Suíça, foi a cantora inglesa Rachel Agatha Keen, conhecida como Raye. A apresentação ocorrida no dia 18 rendeu o disco ao vivo “Live At Montreux Jazz Festival”, lançado na última sexta-feira (13), em todas as plataformas de streaming. O álbum também foi lançado em vinil, em edição limitada.
O segundo álbum ao vivo da cantora (o antecessor, “My 21st Century Symphony”, foi lançado no ano passado) teve um gosto bastante especial, uma vez que o seu avô – de origem suíça – esteve presente na apresentação e também está na capa do novo lançamento, ao lado da sua neta:
“O Festival de Jazz de Montreux foi a primeira vez que o meu avô suíço Hans Fuchs me viu atuar, ele não fala muito bem inglês mas depois do show ele segurou-me nos braços e disse-me com a sua linda voz áspera ‘Estou tão orgulhoso de ti’ e [eu] chorei. Tocar este festival foi uma das maiores honras que eu e a banda já partilhamos.
Foi ELÉTRICO, saímos do palco explodindo de alegria e gratidão e FELICIDADE, nem consegui dormir naquela noite, só pra ser respeitada e recebida e apreciada naquele palco sagrado foi só um verdadeiro sonho realizado” Comentou a musicista em suas redes sociais.
2024 tem sido um ano bastante agitado para a revelação do Soul/ R&B. Para nós, a turnê do seu álbum de estreia, lançado em 2023, “My 21st Century Symphony”, passou por São Paulo, no C6 Fest. Pelo mundo, a cantora participou do lotado “Eras Tour”, da cantora Taylor Swift, no estádio de Wembley; venceu o conceituado Brit Awards, nas categorias Álbum Britânico do Ano, Melhor Performance R&B, Melhor Revelação Britânica e Compositor do Ano, além de lançar o EP “Genesis.”, no mês de julho.
Confira: