Atualizado em: junho 17, 2024 às 7:56 am
Por Guilherme Costa
A criação e divulgação de uma banda passa pelo lançamento de singles e EPs, para que haja um bom processo de maturidade dos integrantes, cuja finalidade é o temido e aguardado disco de estreia. É claro que este padrão não é uma regra, tendo artistas que preferem lançar um disco logo de cara, e trabalhar o seu público a partir da aí.
Com as irmãs Phoenix e Mercedes Arn-Horn, do Softcult, o processo de “reconhecimento do terrreno” tem o padrão da liberação de alguns single, até o lançamento do EP. Foi assim com as prévias dos lançamentos de “Year Of The Rat” (2021), “Year Of The Snake” (2022), “See You In The Dark” (2023) e o mais recente lançamento, “Heaven”.
Lançado no dia 24 de maio, via Easy Life Records, o EP começou a ser promovido com o lançamento da faixa que abre o registro “Haunt You Still”, em novembro do ano passado. Com Pheonix e Mercedes dividindo os vocais, a faixa camadas etéreas típicas do Shoegaze, contanto com guitarras dissonantes. Enquanto algumas bandas tendem a serem pesadas, o Softcult sempre entregou uma certa leveza em sua sonoridade, embora a temática das letras sempre focam em assuntos desconfortáveis, como transtornos emocionais:
“Este EP tem um tema subjacente, embora as músicas em si possam parecer ecléticas e abrangentes. Queríamos escrever sobre as contradições dentro da nossa sociedade, como seria um mundo ideal e quão perto ou longe estamos de alcançar essa realidade. Afinal, o que é ‘céu’? Provavelmente depende de para quem você pergunta… O céu é uma recompensa? Um lugar para onde eventualmente iremos se jogarmos bem as nossas cartas e vivermos de acordo com uma lista definida de regras enquanto estivermos vivos neste planeta? Quem faz essas regras? Como essas regras nos afetam? Talvez o céu não seja um destino utópico para aqueles que foram julgados caprichosamente dignos de entrar. Talvez nossas vidas nesta terra, atualmente, sejam mais do que um teste trivial que garante uma vida após a morte que não podemos saber que existe.”
E é dentro desse eterno desconforto e necessidade de apontar as falhas da nossa (sempre falha) sociedade, que o Softcult comenta sobre uma pessoa que sempre está em alerta quando saí na rua devido a sua orientação sexual (“One Of The Pack”) e da espiral negativa que as nossas vidas se depara em algum momento (“Spiralling Out”).
Ao longo dos quatro EPs lançado pelas irmãs canadenses Arn Horn, pouca coisa mudou em sua sonoridade Shoegaze/ Alternativa que serve de pano de fundo para a luta que as irmãs estão disposta a participar. Bom, com as letras sempre diretas, elas estão no caminho certo!