Atualizado em: março 19, 2025 às 8:41 am
Por Guilherme Costa
No último dia 10 o The Mönic anunciou a saída do baterista Thiago Coiote, que estava no grupo há quatro anos. Segundo o comunicado, a decisão foi por aspectos bastantes conhecidos para o mundo do underground: dificuldade entre conciliar o trabalho com a música autoral com a realidade das contas que chegam.
“Hoje, o Thi se despede da The Mönic, não porque quer, mas porque infelizmente a realidade de viver de música na nossa cena é cruel. Pro barco andar a entrega de tempo tem que ser absoluta, o que às vezes nos dificulta de focar em outras fontes de sustento. E quando você tem outras pessoas dependendo de você, essa equação fica ainda mais pesada. A gente sabe bem como é viver nessa corda bamba, mas, às vezes, segurar firme já não é mais uma opção.” Declarou a banda em suas redes sociais.
Thiago Coiote gravou o álbum “Cuidado Você”, lançado em 2023, e também participou de shows históricos do Mönic no Rock In Rio, Knotfest, além do Rolê das Minas – evento organizado pela própria banda. O show de despedida será na próxima sexta-feira (21), no Sesc Paulista (ingressos disponíveis aqui).
Para o seu lugar, uma conhecida foi recrutada. Daniely Simões, baterista substituída por Coiote, retorna à banda após a sua saída em 2021. A (re) estreia como integrante oficial será no próximo sábado (22), com o quarteto abrindo para o L7 e o Garbage no Terra SP (os ingressos para compra estão disponíveis aqui). O show de abertura das duas bandas também irá ocorrer em Curitiba, no dia 23, no Live Curitiba (ingressos disponíveis aqui).
A saudades do “The Mönic do velho testamento” já havia ocorrido no dia 8, quando Daniely assumiu as baquetas no show realizado no Tendal da Lapa: