Atualizado em: agosto 21, 2024 às 7:41 am

Por Guilherme Costa

O Hard Rock dos anos 80, especialmente o norte-americano, rendeu um monte de bandas que atingiram diversos níveis de sucesso que, com o advento da internet (com o perdão da frase clichê), ficou mais fácil conhecer bandas que fizeram pouco ou quase nenhum sucesso – sobretudo se comparado a bandas como o Poison, Motley Crue, Cinderela e etc. O Great White foi uma dessas bandas que o YouTube me revelou. Sucesso na década de 80, capitaneada pelos hits “Rock Me” e “Once Bitten, Twice Shy”, o grupo teve destaque na década colorida (mesmo não sobrevivendo – no que diz respeito ao êxito comercial – a onda Grunge) com o seu Hard Rock com grandes bases do Blues.

Pulando para este ano, Jack Russell, vocalista da formação clássica do Great White, lançou o disco “Medusa”, em parceria com o conhecido guitarrista Tracii Guns (o Guns, do Guns n’ Roses, e também membro fundador do LA Guns), via Frontiers Records. O trabalho pôs fim num período de sete anos sem qualquer lançamento de um material de inéditas do vocalista, sucedendo o disco solo (“He Saw It Comin'”) que ele gravou sob o nome Jack Russell’s Great White.

Além de Russell e Guns, a banda é completada por Johnny Martin (baixo), Shane Fitzgibbon (bateria) e Alessandro Del Vecchio (teclado). Quando o projeto foi anunciado, não era de se esperar algo diferente do que os músicos fizeram durante as suas respectivas carreiras. Embora o Blues do Great White não esteja em evidência no álbum, o disco trouxe boas composições do estilo, como “Tell Me Why”, “Living a Lie” e “In And Out Of Love”.

O álbum não foge de um Hard Rock tradicional, aliando peso e melodias, com bons solos do Tracii. Russell mostrou que ainda havia lenha para queimar neste que seria o seu último trabalho, com uma boa performance diante do microfone. Em julho deste ano, Jack Russell anunciou a sua aposentadoria da música, devido a problemas relacionados à demência por corpos de Lewy. No dia 15 de agosto, foi anunciado o falecimento do músico.

O Um Outro Lado Indica da semana é em homenagem a Jack Russell.