Atualizado em: abril 7, 2025 às 4:43 pm
Por Guilherme Costa
No dia 25 de março o Varal Estrela lançou o seu segundo disco de estúdio “O Auto da Virada” em todas as plataformas de streaming , via Caiana e YB Music. Quase seis anos após a autointitulada estreia, Júlia Sanchez, Marina Dias, Rodolfo Braga, Lucas Silva e Thalles Macedo, estão de volta levando muita música brasileira para os seus fãs.
Se a estreia trouxe uma sonoridade mais voltada para a MPB e o rock mineiro do Clube da Esquina e Lô Borges, o “O Auto da Virada” é guiado pelo suingue das guitarras, baixo e bateria, sendo influenciado pelo Soul/ Funk Music do Tim Maia e Jorge Ben Jor (da sua fase World Music). “Relaxar” (que conta com a participação do cantor Alysson) e “Te Esperar” – dois belos exemplos – também ganham o reforço de linhas de metais que encorpam o groove do quinteto.
Mas o álbum também tem muito rock. Em “Feito Pra Você” o Varal Estrela conta com o apoio (e parceira) do Garotas Suecas para transmitir a sua mensagem através de uma roupagem meio Jovem Guarda/ meio RIta Lee, enquanto “Apanhou As Chaves” foca mais na distorção. Na agridoce “Flor de Maio”, o grupo pende para um Blues enquanto a Júlia canta “sonhar é o que restou/ mentir ao coração é a única maneira que alivia a dor/ só quero acordar com o seu amor”.
Entre rock, funk e a soul music o Varal Estrela traz um álbum versátil que cria paisagens tão ensolaradas (“Relaxar”) quanto cinzas (“Serpente”), além de evocar um sentimento nostálgico (“Cidade do Interior”). Independentemente da atmosfera da faixa, é certo de que os arranjos bem trabalhados e a voz de Júlia Sanchez garantem uma grande experiência para o ouvinte!