Atualizado em: dezembro 26, 2024 às 10:19 am
Por Guilherme Costa
O ano de 2024 contou com grandes lançamentos de bandas indies, como “Romance” (Fontaines DC), “Tangk” (Idles) e “Pick-Up Full of Pink Carnations” (The Vaccines). Na França, o Hoorsees (quarteto – então – formado por Alex Delamard (voz/guitarra), Zoe Gilbert (vocal/baixo), Thomas Gachod (guitarra/teclado) e Nicolas Coste (bateria)) lançou o seu terceiro álbum de inéditas “Big”, via Kanine Records, se colocando neste grupo de grandes lançamentos Indies.
Lançado dois anos após o seu antecessor, “A Superior Athlete”, “Big” marca um novo capítulo na história do quarteto francês, pela preferência por linhas mais pops e por Zoe (que já não está mais na banda) assumir parte dos vocais principais. E no geral, é nas faixas em que ela canta que a mudança soa mais evidente – como é o caso da meio Dream Pop “Ikea Boy” e “Charming City Life”.
“Big” até se aproxima do Two Door Cinema Club, mas não ignora as influências noventistas do Pavement e Weezer, quando Delamard reassume os vocais, cujas as guitarras ficam mais em evidência (“Artschool” e “No Vacation”). “Pretty Lights on Innovation” é como se o passado e o presente se chocassem, no que pode ser descrito como a faixa que liga o antes e presente do som do Hoorsees; guitarras divertidas e enérgicas, linhas retas de baixo e bateria, em sintonia com o mais presente sintetizador.
Em seu novo álbum o quarteto francês levou mais tempo para a sua conclusão, justificando a aposta num som mais encorpado e com outras influências. E a aposta se pagou.
O Hoorsees está entre os Melhores do Ano do Um Outro Lado da Música!