Atualizado em: abril 23, 2024 às 8:28 am

Por Guilherme Costa

Quando Bill Berry, baterista e um dos fundadores do R.E.M., resolveu deixar a banda e o mundo da música, Michael Stipe, Peter Buck e Mike Mills decidiram seguir como um trio. As mudanças não pararam por aí. Os discos seguintes do grupo ganharam a adição de sintetizadores, que a cada lançamento ficavam mais presentes. O último ato foi em 2004, com o lançamento do décimo terceiro disco de estúdio do grupo, “Around The Sun”. Mesmo com a alteração drástica no rumo sonoro da banda, o R.E.M. ainda sentiu o gosto do sucesso com os álbuns “UP” e “Leveal”, devido aos singles “Daysleeper” e “At Most Beautiful” (“UP”) e “Imitation Life” (“Leveal”).

No antecessor de “Accelerate”, o álbum foi o primeiro a ficar de fora do Top 10 da Billboard 200 (algo que não ocorria desde a década de 80). “Around The Sun”, que conta com a participação do rapper Q-Tip na faixa “The Outsiders”, rendeu os singles “Leaving New York”, “Aftermath”, “Electron Blue” e “Wanderlust”, sendo “Leaving New York” a faixa com o melhor desempenho nas paradas musicais, aparecendo no Top 5 da U.S. Top 10.

Para além do fraco desempenho comercial, os próprios integrantes não ficaram satisfeito com o resultado final do álbum: “Simplesmente não era realmente audível, porque soa como o que é: um monte de pessoas que estão tão entediadas com o material que não aguentam mais.” Comentou o guitarrista Peter Buck, em entrevista na época do lançamento de “Accelerate”. O descontentamento foi tão grande, que houve uma sensação de “tudo ou nada” para o próximo álbum: “Até Michael [Stipe] estava pensando, ‘Sabe, se fizermos outro disco ruim, acabou.’ É como, ‘Sem brincadeira’.” Comentou Buck para a Q Magazine.

Lançado em 31 de março de 2008, “Accelerate” (que no último domingo (31) completou quatorze anos de vida (já!)) marcou o “retorno às raízes” do grupo, com o álbum focado nas guitarras de Peter Buck e nos vocais raivosos de Michael Stipe. O disco contou com o lendário baterista Bill Rieflin (falecido em 2010), que já estava com o grupo – de maneira não oficial – desde 2003. Para o seu décimo quarto disco de estúdio, o R.E.M. decidiu testar as músicas ao vivo numa série de shows, que mais tarde se tornou o DVD “Live At The Olympia”, no Olympia Theatre, em Dublin, Irlanda, por sugestão do baixista Mike Mills.

Testar as músicas ao vivo, o pouco tempo para a gravação do álbum, garantiram o ar de crueza que há muito não se notava na banda: “Eu trabalho muito bem sob pressão, e os caras sabem disso muito bem… Então o ritmo me forçou a cuspir coisas.” Sob a produção de Jacknife Lee, “Accelerate” passou a ser promovido com o single “Supernatural Superserious” até o seu lançamento no final de março de 2008.

O single foi o grande aperitivo do que estava por vir!

Com onze faixas, “Accelerate” retomou o peso que há muito não se via no R.E.M. . “Living Well Is The BEst Revenge” e “Man-Sized Wreath” abrem o registro emulando a energia dos clássicos “Document” e “Green”. Além de “Supernatural Superserious”, “Hollow Man” foi o outro grande single do disco chegando a sétima posição da Billboard 100.

Para os mais exigentes, “Accelerate” não é apontado como um clássico de uma banda responsável por vários discos lendários. Mas é fato que o décimo disco de estúdio do R.E.M. renovou os ares de uma banda que quase havia encerrado as atividades nos lançamentos antecessores.

Ficha técnica:

Michael Stipe (vocal) Peter Buck (guitarra) Mike Mills (baixo)

Gravadora: Warner Bros.