Atualizado em: março 19, 2024 às 7:57 am

Por Guilherme Costa

Na última sexta-feira (15) os americanos naturais de Portland, Dandy Warhols, lançaram o seu décimo segundo disco de estúdio, “Rockmaker“, em todas as plataformas digitais, via Sunset Blvd. Records. O disco sucede o álbum, “Tafelmuzik Means More When You’re Alone”, lançado em 2020.

Com muita distorção e reverb, “Rockmaker” soa cínico e desleixado na medida característica do grupo (embora o início do álbum seja alternativo, o Surf Rock marca presença na faixa “The Summer of Hate”).O lançamento conta com as participações do guitarrista e vocalista do Pixies, Frank Black, na faixa “Danzig With Myself”; do guitarrista Slash, na faixa “I’d Like To Help You With Your Problem” e da lendária Debbie Harry, na faixa que encerra o disco “I Will Never Stop Loving You”.

O vocalista, guitarrista e líder da banda, Courtney Taylor-Taylor, comentou sobre a participação do guitarrista do Guns N’ Roses, no disco:

“A música tem um verdadeiro som de acid rock da era do Vietnã. Queríamos aquele tipo de guitarra, mas não temos ninguém na banda que possa fazer isso. Assim que começamos a discutir isso, ficou claro que não havia mais ninguém em cujas mãos pudéssemos colocá-lo, então a Ave Maria (Hail Mary, algo como ‘tudo ou nada’) para tentar fazer com que Slash jogasse nisso…

A primeira vez que ouvimos isso em nosso estúdio, apenas nos encaramos de boca aberta. O que ele tocou na pista é incrível. Nunca o ouvi tocar assim, mas o que é tão fascinante para mim é que é claramente ele tocando, tão reconhecível quanto uma voz humana familiar.”

O Dandy Warhols é o tipo de banda que sempre surpreende dentro do seu próprio padrão, e com Rockmaker” não foi diferente.

Confira: